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domingo, 16 de novembro de 2008

A velha mídia está para desaparecer?

por Karina Babá Tubota

É preciso inovação na forma de olhar o mundo e nas próprias visões dos organizadores da notícia. A novela, o telejornal, os programas televisivos em geral, tanto os da TV aberta como a cabo são margeadas e definidas a partir de cópias, esteriótipos e idéias já pré-concebidas e de sucesso.


Mas, o público quer muito mais do que isso, deseja conteúdo. O zap do controle remoto já não o mais sacia e o telespectador acaba por desligar a televisão e acessar a internet, onde pode ter mais liberdade de escolha e interagir com o outro, mesmo que virtualmente.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o percentual de internautas brasileiros 15 a 17 anos subiu para 33,9%.
Desse mesmo modo, os que mais acessam a internet se situam nos que possuem faixa de renda e tem um nível de escolaridade maior, porém nas classes mais baixas, verificou-se que os mais jovens também são os usuários da web mais comuns. E somente 7,3% tinha acima de 5o anos. E 90% dos jovens utilizam para fins educativos e para lazer e entretenimento.

É muito díficil que a TV, assim como o rádio, o jornal, a revista desapareçam, podem até perder a eficácia persuasiva, mas sempre haverá público para todas as mídias. Só que a internet permite aliá-las e, ainda que não acabada em suas fruições, mediações e capacidade de desenvolvimento, permite olhar para o futuro com um pouco menos de crueza e mais poder de mudança para um mundo mais democrático. Não é fácil e rápido como a navegação, mas não é uma utopia.

Está evidente que a TV não educa mas, muitas vezes, não cria alternativas de pensamento crítico, de realidade. Não que o livro dê mais "audiência" do que a TV, mas o processo começa pelo acesso ao conhecimento não imposto, mas sim interativo, que faz o cidadão refletir sobre um assunto, buscar novos métodos e associações para um trabalho, sem se tornar escravo da mídia dominante, dos mesmos padrões de ver o mundo e das idênticas formas de comunicação.

A internet ainda permite certa liberdade. Lutemos para não perder esse livre caminhar de ações e permissividades...




Mudanças nos hábitos de ver TV fazem a audiência cair e 'envelhecer'

13/11/2008

Keila Jimenez - Observatório do Direito à Comunicação


Presidência da República
Janete Clair dizia que novela é como um grande novelo de lã, quando a gente vê, já está enredado nela. Mas hoje, nesse tricô de Globo, Record e cia., andam faltando pontos. Literalmente...
A Globo amarga as piores médias da história com suas tramas atualmente no ar. Na Record, não é diferente. As audiências festejadas na casa dos 20 pontos estão cada dia mais distantes. A Band pôs suas barbas dramatúrgicas de molho. No SBT, a novela da mulher do patrão segue na espera, temerosa, enquanto a reprise de Pantanal atrapalha a concorrência.

Dá-lhe então um pacote de especialistas com explicações para a crise, que vão da velha desculpa do trânsito caótico, que atrasa a chegada das pessoas em casa, à fuga para a web e TV paga. Ou só cansaço do gênero...

Web e jovens
Há um pouco de tudo isso, apontam os estudos. A migração de público para internet é evidente: em 2007 foram vendidos no País 10,5 milhões de computadores, ante 10 milhões de aparelhos de TV. Em menos de 10 anos, pulamos de 1 milhão para 42 milhões de internautas e 10 milhões desses são navegantes de banda larga.
Ah, então quer dizer que a fuga da TV é generalizada? Sim e não. Há mesmo menos pessoas vendo TV aberta, mas essa queda não é sentida em todos os horários. O número de TVs ligadas na Grande São Paulo pulou de 45,2% em 2006 (média diária) para 44,5% este ano, até outubro - queda de menos de 1 ponto porcentual. No entanto, a turma que desligou o televisor no horário das novelas é maior: na Globo, o share (participação entre o total de TVs ligadas) na trama das 6 caiu de 56% (2006) para 40,9%(2008). Na faixa das 21h, o share despencou de 67,4% (2006) para 59%(2008).

"A queda tem razões e proporções diferentes nas emissoras. Na Globo, as audiências estão caindo por causa dos efeitos da concorrência", ataca o autor de novelas da Record, Tiago Santiago. "Já aqui, o ibope caiu porque sofremos a concorrência inesperada de Pantanal e também por conta do horário eleitoral, que derrubou o número de TVs ligadas." Santiago descarta crise do gênero e a debandada dos telespectadores mais jovens. Sim, além de perder ibope, o horário nobre da TV aberta está envelhecendo. Daí a corrida frenética para produzir folhetins que seduzam esse público.

"Tentar fisgar jovens para as novelas é chorar o leite derramado. Estudos mostram que há tempos eles não são o público forte das tramas e, agora, com a diversidade de mídias, essa fuga ficou mais evidente", explica a professora da USP Maria Thereza Fraga Rocco, que realiza estudos sobre TV. "A tendência, não só nas novelas, é a concentração de público ser menor. As pessoas vão ver vídeos na web, TV paga, vão ter outros interesses. A TV não vai perder a importância que tem, mas terá de aprender a dividir."

O autor Silvio de Abreu concorda e acha injusto jogar o peso da queda de audiência só nos folhetins. "Se você olhar pela porcentagem da audiência, mesmo com índices menores - resultado de menos aparelhos ligados - a novela das 9 da Globo é ainda o programa mais assistido", fala .

Segundo o diretor de Mídia da DPZ, Flávio Rezende, o momento é de mudança, não de pânico. "Novela boa continua sendo produto forte para os anunciantes, vide o desempenho da reprise de Pantanal no SBT", fala. "A queda de ibope com a migração para outras mídias existe, mas talvez esses números virem quando começarem a aferir audiência na mobilidade. Cada vez mais pessoas assistirão a conteúdo em seus laptops, TVs portáteis, celulares...", continua. "Você não vai precisar correr para casa para ver o último capítulo da novela, verá no ônibus, no carro, no avião. As pessoas não vão deixar de ver TV, é o jeito de se ver TV que está mudando."

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