Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mídia e poder: análise como exercício contínuo

por Karina Babá Tubota

Nas reuniões dessa disciplina, tanto nas aulas, nos trabalhos em grupo, nos debates e no decorrer do semestre, o incentivo e a colaboração estiveram presentes pelo menos pela grande maioria da classe e, em grande parte, pelo mestre Dimas Kunsch.

A experiência foi bastante válida. Os trabalhos e discussões foram pertinentes segundo a proposta de reflexão sobre os meios de comunicação, tanto nas associações das obras (livros e filmes) como conteúdo como nas escolhas de cada grupo sobre diversas aplicações da teoria na mídia. No entanto, o espaço de interesse sobre as novas formas de olhar e fazer comunicação deveriam ser mais estimulados. A universidade, os cursos de Pós-Graduação e a pesquisa servem justamente para aguçar a crítica.

O método de aula foi interessante, na medida que nos colocou indagações pertienntes. Mas poderia ser melhor aproveitado se o blogs não fossem só divulgados, mas promovessem algum tipo de interação ou mesmo fosse criado pela reflexão de grupos e não individualmente, pois muitos dos blogs não receberam nenhuma visita, mesmo com conteúdo interessante. É preciso lembrar que a interação é importante e não menos abrangente. O tempo nos limitou e continua a ser um empecilho para ver o trabalho dos outrso, porém se fosse um espaço de reflexão em grupo, essa seria uma melhor forma de interagir e opinar sobre o conteúdo.

Por fim, obrigada a todos, sem exceção, pelos momentos em que aprendemos juntos que fazer e pensar comunicação consistem em um exercício contínuo, exaustivo, nem sempre compensador ou estimulante, mas muito prazeroso para quem faz esse exercício com o coração e com consciência social...

"Toda crítica social tem por fundamento uma idéia do melhor. É só em comparação com essa idéia que a sociedade existente pode parecer boa, sofrível, má ou insuportável. Mas a idéia do melhor não surge do nada: é pensada por homens concretos, membros da mesma sociedade que criticam. Se considerarmos que a mentalidade desses homens é inteiramente um 'produto' da sociedade, então, das duas uma: ou eles próprios incorrem nos males que denunciam, ou a sociedade, tendo dado a esses homens a idéia do melhor, não pode ser tão má quanto eles dizem." (Olavo de Carvalho - Folha da Tarde)

3 comentários:

José Luís disse...

Seu Blog era o que faltava no internet!

Tks

Karina

DIMAS A. KUNSCH disse...

Karina, cumprimentos por seu lindo blog, na esperança de que vá continuar com ele. Parabéns,também e principalmente, por suas visões e ações em favor da democratização da comunicação e da cidadania. Obrigado por sua participação no curso de Mídia e Poder! Um grande abraço, e feliz 2009 para você e os seus! Prof. Dimas A. Kunsch

Karina Babá disse...

Grata pelos elogios...
Pretendo sim continuar com o blog, mas confesso que, atualmente, está complicado, paciência amigos!
Karina.

Follow kazinhabt on Twitter