Pesquisar este blog

domingo, 7 de dezembro de 2008

Mídia e Poder: avaliação positiva

por Karina Babá Tubota

No ínicio das aulas, deparei-me com uma dúvida: por quê fazer um blog para esta disciplina? No decorrer do curso, não só entendi a importância, como também adquiri o hábito de escrever sobre as reflexões do que lia sobre o tema que escolhi abordar aqui, o da democratização da comunicação.

Meu exercício foi de mostrar qual é a relação da mídia e do poder e as alternativas que podem ser criadas ou estão sendo elaboradas e os debates acerca de como criar novas formas de olhar a comunicação.

Foi quando percebi que não era somente importante criar um espaço de reflexão, mas também abrir a mente para receber o que vem de fora e o que já esta aí, para entender como essa relação de mídia e poder nos faz escravo dos mesmos paradigmas e dos mesmos hábitos. Foi muito díficil entrar no mundo das rádios comunitárias, desnistificar, entender que há pessoas que lutam para não sermos massacrados pela mídia e por liberdade de expressão como síntese máxima de seu trabalho e de susa vidas.

Alguns diriam que são lunáticos, outros aplaudiriam. No meu singular exercício de mostrar um pouco e fazer as pessoas refletirem sobre alguns dos assuntos que envolvem o poder da mídia e a democratização da comunicação, me inclino mais às palmas. Aprendi muito, ensinei um pouco aqui neste espaço e adquiri um novo olhar.

Quanto às aulas da disciplina em si, aprendi que a desconstrução de alguns conceitos contribuíram com minha formação profissional e psicológica. A todo momento, estive a pensar sobre diversos assuntos que poderiam nem passar pela minha mente, mesmo estando na área da comunicação. Um bom aprendizado é sempre um bom começo, um bom meio e um bom fim...

Nenhum comentário:

Follow kazinhabt on Twitter